LABORATÓRIO

Laboratório Paulista de Dermatopatologia
Laboratório Paulista de Dermatopatologia

Fundado em 1982 em São Paulo, o Laboratório Paulista de Dermatopatologia foi o primeiro no Brasil com foco exclusivo em exames anátomo-patológicos de pele e mucosas visiveis. O pioneirismo em uma área complexa e exigente tornou o Laboratório referência, com atuação renomada que persiste nestes 34 anos de atuação.

 

Há três décadas, o Dr. Nílceo Michalany ministra gratuitamente para Dermatologistas um curso disputado, e também pioneiro, de patologia de pele. Com duração de três meses, o curso é realizado anualmente na Unifesp.  

 

Sempre localizado no bairro do Jardim Paulista, em 2003 foi inaugurada a ampla sede na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, local onde são realizados atualmente mais de 45 mil exames anátomo-patológicos por ano.

Laboratório Paulista de Dermatopatologia
Laboratório Paulista de Dermatopatologia

História de família entrelaçada com o início da dermatopatologia no Brasil

 

Fundador do Laboratório Paulista de Dermatopatologia, Dr. Nílceo Michalany é filho de um dos primeiros patologistas a dedicar-se à dermatopatologia no Brasil - Prof. Dr. Jorge Michalany. Formado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina,  Prof. Dr. Jorge fez pós-graduação na Universidade de Montreal, no Canadá, com a equipe do famoso patologista Pierre Masson, e na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, período em que nasceu Dr. Nílceo. Em 1949, a família voltou ao Brasil. Na década de 60, Prof. Dr. Jorge Michalany atuou como chefe do Departamento de Patologia da Escola Paulista de Medicina e integrou o grupo de estudo sobre tumores de pele da Organização Mundial de Saúde. 

 

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo Dr. Nílceo, sob orientação do pai, adotou a Dermatopatologia, subespecialidade na área de anatomia patológica. É Mestre em Patologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estudou nos Estados Unidos com um dos precursores da Dermatopatologia, o professor A. Bernard Ackerman, na New York University School of Medicine. Atualmente, no Laboratório Paulista de Dermatopatologia, criado por Dr. Nílceo Michalany em 1982, também atua seu filho, o médico Patologista Dr. Alexandre Michalany.

Familia Michalany dedicada à medicina por 4 gerações ininterruptas

Dr. Alexandre Ozores Michalany
Dr. Nílceo Michalany
Dr. Nagib Faris Michalany
Dr. Jorge Michalany

Prof. Dr. Jorge Michalany

Escola Paulista de Medicina

1943 - Patologista

Dr. Nílceo Michalany

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

1974 - Patologista

Dr. Alexandre Ozores Michalany

Faculdade de Medicina da Universidade de

Santo Amaro

2006  - Patologista

Dr. Nagib Faris Michalany
American School of Medicine of the Syrian

Protestant College

1905 - Cirurgião Geral e Obstetra